quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jaguarari comportará cinco postos dos Correios no interior do município

As constantes reclamações da população jaguarariense residente no interior do município, alegando não receber a tempo correspondências e faturas de serviços, como: contas de telefone, cartões de crédito, boletos para pagamentos, dentre outras, motivaram o prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, a buscar uma solução pratica aos incômodos e transtornos causados à população que habita fora da Sede do município.
O chefe do executivo de Jaguarari buscou junto aos Correios a implantação das chamadas AGÊNCIAS COMUNITÀRIAS, serviço oferecido pela estatal dos CORREIOS E TELÉGRAFOS.
Ao todo serão 05 (cinco) postos instalados no interior:, distribuídos nas localidades de Juacema, Flamengo, Gameleira, Santa Rosa e Catuni da Estrada. Cada agência contará com pelo menos um agente indicado pelo município para o atendimento aos clientes e um carteiro para a entrega de correspondência, podendo este último serviço ser prestado pelo atendente, que, neste caso, receberá um acréscimo em seus vencimentos pelo acumulo de função. Os contratos dos funcionários das Agências Comunitárias dos Correios são de responsabilidade da estatal e são válidos por cinco anos.
Para a implantação dessas agências, a Prefeitura disponibilizará toda a estrutura física e operacional, como: sede de funcionamento, além de quitar despesas com oriundas contas de água e luz, dentre outras. As demais despesas ficarão a cargo do governo federal.
Segundo o Prefeito Municipal, “as agências comunitárias agilizarão as entregas de correspondências evitando atrasos e trarão mais comodidade aos moradores das localidades beneficiadas, que não mais necessitarão vir até a Sede do Município para buscarem suas correspondências” – concluiu.
Já as agências de Gameleira, Flamengo e Santa Rosa foram reformadas e passaram por vistoria dos Correios e estão aptas ao funcionamento, devendo iniciar suas atividades ainda neste mês de fevereiro. As demais, até fim do mês de março, deverão ser ativadas.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comissão de jovens e o vereador Xavier entregam relatório ao prefeito Seu Antonio

A Comissão de Jovens, representada por Josiá (Jacunã), Cristiane (Jenipapo), Sandro (Jacunã) Camila (Sede), Mateus Diniz (Sede) e Otoniel (Pilar), o Projovem representado por sua coordenadora, Débora, o CRAS de Pilar representado pela coordenador Eneide e o vereador Xavier entregaram ao prefeito Seu Antonio o relatório da I Conferência de Juventude, que tinha como tema: a juventude de Jaguarari suando, sonhando e discutindo políticas públicas.
O relatório identifica e direciona várias questões de interesse da juventude de Jaguarari que possam se transformar em políticas públicas municipais. Dentre elas está a criação da Diretoria Municipal de Políticas Publicas Para a Juventude, uma indicação, ao prefeito municipal, do vereador Xavier aprovada pela Câmara de Vereadores e referendada pela Conferência.
Durante a audiência com o prefeito Seu Antonio os jovens falaram das dificuldades que a juventude do município enfrenta e que é chegada a hora do município priorizar ações que concretizem a implantação de políticas que garantam os seus direitos.
Para Xavier, as políticas públicas no Brasil tem sido uma das principais maneiras de se buscar a justiça social. A juventude que sempre é lembranda como o futuro, para o vereador a juventude deve ser considerada uma prioridade pelas instituições governamentais.
Por sua vez, o prefeito Seu Antonio reafirmou o seu comopromisso de instituir a Diretoria Municipal de Juventude, obsevando a importância de fomentar na juventude a esperança de dias melhores e construidos com a participação de todos.
O prefeito solicitou que já fossem feitos os ajustes legais para a elaboração do projeto de lei para ser encaminhado a Câmara de Vereador até o mês de março.   

Vereador Xavier vota pelo PCCS dos profissionais da Educação do município de Jaguarari

Depois de vários meses de negociação entre a Prefeitura de Jaguarari e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguarari, no mês de dezembro/2010, a Câmara de Vereadores discutiu e aprovou na íntegra o projeto de lei que reestrutura o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos professores da rede municipal.
Havia uma expectativa de todos pela aprovação do projeto, entretanto, devido alguns pontos divergentes entre o Sindicato e a Prefeitura, o vereador sugeriu que a Secretaria de Educação e o Sindicato voltassem a mesa de negociação para se buscar um consenso tendo em vista que as divergências detectadas eram passivéis de solução.
O Sindicato e a Prefeitura chegaram ao entendimento o que facilitou a aprovação dos vereadores.
O vereador Xavier em discurso enalteceu a importância do diálogo e da negociação nesses momentos onde estão em jogo os interesses da categoria e a responsabilidade político-administrativ sem comprometer as finanças do município.
Falou ainda o vereador que a democracia somente se consolida a partir do momento em que todos participam do debate e da construção das coisas.
O PCCS é uma conquista dos profissionais da educação de Jaguarari, mas também um reconhecimento do governo Seu Antonio-PT que desta forma valoriza os professores.