terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Melhorando a saúde

Para continuar melhorando a saúde no nosso município, inclusive no distrito Pilar, o prefeito Seu Antonio, com a participação do vereador Xavier, está estabelecendo um convênio com a Policlínica HVC para atendimento de exames e consultas. Além de implantar mais uma equipe de saúde da família, o Posto de Saúde da Família, em breve, estará funcionando no HVC até a conclusão do novo PSF que já está sendo construído em Pilar.

Quadra poliesportiva de Pilar foi licitada

Fique sabendo:
Ontém foi realizada a licitação para a construção da 1ª. quadra poliesportiva pública do distrito Pilar que vai beneficiar toda juventude e os que gostam da prática esportiva.
Esta é mais uma conquista da comunidade de Pilar, através do mandato de vereador Xavier, principalmente do prefeito Seu Antonio que com muita competência regularizou as contas do município e possibilitou o convênio com o governo federal. A obra é no valor de 200 mil reais.
Estamos aguardando os trâmites legais e processuais para maiores informações.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Olhos D’Agua recebe projeto prefeitura nas comunidades.




A prefeitura de Jaguarari esteve na comunidade de Olhos D´água na última sexta, dia 16, para mais uma edição do Projeto Prefeitura nas Comunidades. As equipes das secretarias de Ação Social, Educação, Infra-estrutura, Planejamento e Administração, Agricultura e Meio Ambiente e o Gabinete do Prefeito se fizeram presentes oferecendo diversos serviços.
Durante a manhã toda e até as 16h, a comunidade usufruiu de serviços como: Marcação de consultas, bolsa família,, cartão do SUS, atendimento médico, preventivo para mulheres, alistamento militar, manicure, corte de cabelo, programa Hiperdia e pagamento de tributos.
Com seu gabinete aberto a todos, o Prefeito Seu Antonio recebeu mais de 40 pessoas, entre elas o Grupo de Jovens de Olhos D´água que fez suas reivindicações nas áreas de infra-estrutura e lazer e ouviu explanação do prefeito acerca de como funciona  a dinâmica da gestão municipal. Questionado sobre pavimentação das ruas do povoado, Seu Antonio anunciou que já está em trâmite um convênio com o Ministério das cidades no valor de R$ 295.300,00 que servirá para pavimentar as principais vias dos povoados de Olhos D´água e Catuabo. “ Esses recursos já estão garantidos e eu vou atender as duas comunidades já que ambas tem essa necessidade. Dessa forma, trabalhamos com o conceito de divisão de bolo, um pedaço para cada e todos melhorando sua qualidade de vida” disse o prefeito.
Para Lailson Souza, 16 anos e integrante do grupo de jovens de Olhos D´água, o Prefeitura nas Comunidades é “ ótimo porque temos interesse em mostrar o que precisamos e saber da prefeitura qual é a resposta.  Já seu  Joselias José da Silva, 67 anos destacou que “ para fazer as coisas tem que ter diálogo. O prefeito se expôs para nos atender, então vamos reivindicar as melhorias participando das reuniões.”  Seu Antonio convocou a todos para uma reunião na segunda, dia 19, onde todos irão poder conversar abertamente sobre quais são as reivindicações e prioridades para Olhos D´água.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Prefeitura de Jaguarari recupera poço artesiano a pedido do vereador Xavier

A prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria de Agricultura, a pedido do vereador Xavier recuperou a operação do poço artesiano da comunidade de Volta do Pilar. 
O poço artesiano, construído pelo governo do Estado, com vasão de mais de 6 mil/litros/hora, beneficiando várias famílias, estava sem manutenção há vários anos.
Depois da visita da secretária de agricultura Cristiane e do vereador Xavier, não demorou muito e a comunidade já pode desfrutar desse direito universal.
 

Câmara de vereadores vota projeto de regularização fundiária

A parceria entre a Câmara Municipal, a Prefeitura de Jaguarari e a CDA - Coordenação de Desenvolvimento Agrário - vai beneficiar os proprietários de imóveis que até então não tinham o título de propriedade.
O prefeito Seu Antonio encaminhou a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de nº. 21/2011 que autoriza o município a regularização fundiária da Sede Municipal.
Os vereadores, nessa quinta-feira (15/12), aprovaram o projeto, antigo anseio dos moradores de Jaguarari.
Todas as despesas até a conclusão do processo de regularização correrão por conta da prefeitura municipal.
Além desse projeto a câmara também aprovou os projetos de doação de prédios públicos escolares, para associações comunitárias, que não são mais utilizados pela prefeitura. São as seguintes associações benefciadas: Associação dos Trabalhadores Rurais de Favela, Fazendinha e Adjacências; Associação do Criadores e Agricultores da Fazenda Santo Antonio, São José e Rocinha; Associação Comunitária e Agrpecuária de Juacema, Varzinha, Lagoinha e Circunvizinhança; Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Queimada dos Currais; Associação do Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Morro Branco e Adjacências; Associação Comunitária de Lajedo do Flamengo; Associação de Moradores e Produtores Rurais de Varzinha.
O vereador Xavier votou a favor de todos os projetos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mulheres convocam homens a usar branco em dia de luta contra violência

Na próxima terça-feira (6) será  comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data  instituída pelo governo do ex-presidente Lula. A comemoração faz parte das atividades da 21ª Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.
“Vamos pedir aos homens que usem branco, em homenagem às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, e ao Massacre da Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, em 1989. Quatorze estudantes de engenharia mecânica foram mortas, e 13 foram feridas por  Marc Lépine, que odiava feministas”, destacou a coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).
Para a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), uma mobilização como essa, ajuda a conscientizar o sexo masculino sobre a importância de se respeitar os direitos da mulher.
“Quando os homens se envolvem é porque a campanha está dando resultado. Precisamos trabalhar a questão do gênero, a mudança de paradigmas e a divisão de papéis.  A Lei Maria da Penha, sancionada pelo ex-presidente Lula, em 2006,  é um passo importante, mas o caminho ainda é longo”, disse Dalva .
A deputada Luci Choinacki (PT-SC) também defendeu a mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. “O machismo é uma questão cultural que precisa ser mudada. Bater  dói e a violência sexual é nojenta . Além de punir os agressores, a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), estabelece a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com acompanhamento de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde. Sou favorável, inclusive, à criação de um Casa de Recuperação dos Agressores”, afirmou.
No mesmo dia, a bancada feminina participa de três debates às 18h, no plenário 3.  O primeiro sobre “A questão étnica no Ano Afrodescendente” com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. O segundo, sobre o tema,  com o tema “A contribuição do Judiciário na Promoção da Igualdade de Gênero”, com a ministra Carmem Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal. E o terceiro sobre a “Saúde da Mulher e a Obstetrícia” com representantes da Faculdade de Obstetrícia da  Universidade de São Paulo (USP).
As deputadas do PT ressaltaram ainda a importância da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 12 a 15 de dezembro, em Brasília. A ex-presidente do Chile  e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet - que luta pela participação igualitária entre homens e mulheres na política -, já confirmou presença no evento.
Fonte: Liderança do PT na Câmara