terça-feira, 26 de maio de 2009

Câmara de Jaguarari aprova Sessão Especial de Educação

O vereador Xavier - PT coletou as assinaturas necessárias dos seus colegas vereadores para o requerimento apresentado e aprovado na última sessão do dia 20/05, que trata da realização de um Sessão Espcial para discussão do Sistema Municipal de Educação.
Os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Educação sobre o índice (28%) de analfabetismo no município preocuparam os vereadores e por esta razão a discussão deve envolver a própria Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Municipal de Educação, a DIREC, o CMDCA, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, prfessores, alunos e pais de alunos.
Nunca existiu em Jaguarari um plano estratégico para educação, afirma o vereador Xavier, que é membro do Conselho Municipal de Educação e Presidente da Comissão de Educação, Esporte, Lazer, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Jaguarari. Esta é oportunidade para traçarmos conjuntamente um planejamento para educação. Com a implantação do Sistema Municipal de Educação todos os aspectos (pedagógicos, financeiros, gestão escolar, etc.) serão discutidos e planejados afim de atingir efetivamente um ensino de qualidade.
Para justificar a importância do debate sobre a criação do Sistema Municipal de Educação, o vereador Xavier cita o professor Moacir Gadott (www.paulofreire.org/twiki/pub/Institucional/MoacirGadottiArtigosIt0019/Sistema_Municipal_1999.pdf -):Os sistemas educacionais municipais constituem-se hoje numa exigência da complexificação da sociedade, da explosão descentralizadora atual e do pluralismo político. De fato, os últimos anos mostraram duas tendências universais complementares: de um lado, a globalização da economia e dos meios de comunicação (a interdependência global) e, de outro, o fortalecimento do poder local...". Desta maneira essa discussão deve iniciar em Jaguarari.
Ainda não se tem a data da realização da Sessão Especial, mas deve acontecer o mais breve possível, assegurou o presidente da Câmara Lourival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário