terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campanha pela Reforma Política é intensificada pelo PT Bahia


Financiamento público exclusivo de campanha, voto em lista, mais mulheres na política e participação popular. Estas são as bandeiras da campanha pela reforma política “Um Novo Brasil Uma Nova Política”, defendida pelo Partido dos Trabalhadores.

Na manhã de ontem (15), com a presença dos prefeitos Zé das Virgens (Irecê), Carlos Martinelli (Itiruçu), Benvinda Oliveira (Gavião) e Etyene Silva Santos (vice de Sítio do Mato), os deputados federais Rui Costa, Emiliano José, Amauri Teixeira e Nelson Pelegrino, da Bancada do PT na Assembleia, Joseildo Ramos, Maria del Carmen, Neusa Cadore e Bira Corôa, e militantes, no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia, o presidente do PT Bahia, Jonas Paulo, e o líder da Bancada do PT na Assembleia, deputado Yulo Oiticica, lançaram a campanha no Estado e explicaram a importância de ampliar o debate na Bahia e de intensificar a mobilização civil para participar da luta.

“Somos favoráveis ao fortalecimento dos partidos políticos, da fidelidade e do sistema de listas, e considero de maior importância essa chamada para discutir a reforma política eleitoral. Sendo polêmico, eu faria uma reforma para 2018 ou 2022, porque temos que fazer uma mudança de forma mais profunda”, declarou o líder da Bancada Baiana na Câmara dos Deputados, deputado Nelson Pellegrino.

Para o líder da Bancada do PT na Assembleia, deputado Yulo Oiticica, o avanço que significou o Partido dos Trabalhadores no comando do País, com Lula e agora com Dilma, passando pela respeitabilidade das nações, é muito grande. “Por isso, é necessário a mudança do sistema eleitoral como resposta às exigências da democracia contemporânea”, enfatizou.

O presidente do PT Bahia, Jonas Paulo, após expor os materiais de divulgação da campanha, ratificou a importância do PT participar do debate e levar aos diretórios a discussão. “Precisa ser criado um novo momento democrático. O PT colocou uma empregada doméstica no Congresso, professores e sindicalistas nos espaços públicos e um torneiro mecânico na Presidência. O Congresso precisa ter a cara do povo brasileiro. Por isso, é necessário a reforma política”.

Mulheres na Política – Presente ao lançamento, a deputada Neusa Cadore defendeu a importância do PT ter escolhido, como uma das bandeiras de campanha, mais participação das mulheres na política. “Apesar de existir a lei de cotas, que garante 30% para mulheres, nunca conseguimos ter essa cota. Com a reforma política podemos reforça a participação das mulheres. Garantir o voto em lista e o financiamento público de campanha são instrumentos importantes para fortalecer isso”, declarou a deputada.

A deputada Maria del Carmen, também da Bancada do PT na Assembleia, reforçou a campanha por mais participação das mulheres na política. “Todos nós lutamos por um novo momento. Somos o maior partido e não temos uma mulher como deputado federal. É preciso corrigir isso com o processo da reforma”, enfatizou.

Fonte: Ascom Liderança do PT Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário