quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vereador Xavier participa de entrega de máquina de quebrar licuri

No dia 20 de maio, a prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou às quebradeiras de licuri, na comunidade de Gameleira uma máquina de quebrar licuri.
Essa atividade é muito antiga e praticada principalmente por mulheres que buscam ajudar na renda familiar.
O licuri é encontrado distante das comunidades, sendo transportado através de carrinho de mão, na cabeça, em animais e quebrado de forma improvisada com pedra, martelo causando problemas de saúde (dores na coluna, nas pernas, nos braços) às quebradeiras de licuri e constantemente machucam os dedos.
As quebradeiras de licuri não passarão mais quase um dia para quebrar um saco de licuri. Com a máquina o tempo será reduzido no máximo a três minutos, representando um ganho de produtividade, além de melhorar as condições de trabalho das quebradeiras de licuri.
Para o vereador Xavier, são essas ações simples que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável do município, direcionando as políticas públicas para quem realmente necessita.
O investimento foi de 6 (seis) mil reais, recurso do IGD - Bolsa família, devendo beneficiar as famílias de várias comunidades da região de Gameleira e Santa Rosa de Lima.
Durante a solenidade, o Secretário Municipal de Agricultura Paulo Morgado entregou a Sra. Lita 20 bobonas para armazenar as polpas de frutas para a produção de alimentos.
O evento contou ainda com presença de Maria Gorete – Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Norman Dias – Secretário de Municipal de Administração, Gerinário Crisóstomo – Ouvidor do Município, Wanderley – Diretor da SMDS, Francisca Ferreira “Chica do PT” – Diretora da SMDS, Lourival Sandes – Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo de Tarso – Diretor da Secretaria de Administração, Regivaldo dos Santos – Diretor da SMDS, Paulo Morgado – Secretário Municipal de Agricultura, comerciantes, presidentes de associações e as quebradeiras de licuri representadas pela Sra. Lia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário