quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governador sanciona Lei que instituiu Plano Estadual de Juventude na Bahia


A Lei 1835/2010, que instituiu o Plano Estadual de Juventude na Bahia foi sancionada pelo Governador Jaques Wagner na manhã desta quinta-feira, dia 17 de novembro, na Sala de Reuniões, na Governadoria, na presença de integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e da Coordenação Estadual de Juventude (Cojuve). A aprovação do Plano na Assembléia Legislativa no dia 03 de novembro foi resultado de uma intensa mobilização juvenil, que começou com a I Conferência Estadual, realizada em 2008 e culminou com a II Conferência Estadual da Juventude, que reuniu, durante 3 dias, na Escola Parque, em Salvador, mais de 2 mil jovens de todas as regiões do Estado.
O plano trata da garantia do acesso a educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais.
A realização da Conferência Estadual mobilizou mais de 60 mil jovens em cerca de 250 municipais, 26 territoriais além de uma conferência dirigida a Jovens em Cumprimento de Medida Sócio Educativa e outra aos chamados Povos e Comunidades Tradicionais, que reúne indígenas e quilombolas, entre outros agrupamentos. Na resolução final, com as prioridades da Bahia, que será encaminhada à Conferência Nacional, marcada para dezembro em Brasília, eles destacaram a importância do acesso ao ensino público superior e da qualificação profissional, além da garantia de acesso à educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas.
Paulo Renan/ Ascom SERIN Foto: Carol Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário