terça-feira, 19 de abril de 2011

Nota pública do vereador Xavier

O mandato do vereador Xavier sempre teve o compromisso de discutir e encaminhar as questões de interesse da coletividade e do município de Jaguarari. Nesses primeiros dois anos, a minha atuação pautou-se em ajudar a Câmara de Vereadores e o Executivo a buscarem a melhor maneira de solucionar os problemas crônicos de Jaguarari.
Tenho sido o vereador que mais participou de eventos, seminários, conferências, reuniões dando minha contribuição para as diversas questões de interesse do povo de Jaguarari. Já estive em quase todas as localidades desse município e pude perceber o quanto essas comunidades necessitam da presença efetiva do poder público e mais, de ações que promovam a justiça social e a edificação da vida humana.
Quero também com esse informativo, levar ao conhecimento da população as ações e medidas adotadas pelo prefeito Seu Antonio. Ações que tem alterado significativamente a cara do nosso município e a vida das pessoas.
Em 1º de janeiro de 2009, quando Seu Antonio assumiu a prefeitura, o município de Jaguarari se quer tinha uma ambulância para assistir a população, assim como não podia realizar convênio com órgãos governamentais, em razão das dívidas da gestão passada terem comprometido a administração pública, chegando ao patamar de 22 milhões de reais. O prefeito Seu Antonio encaminhou a Câmara de Vereadores o projeto de lei que autoriza o executivo negociar as dívidas do município, o que possibilitou a realização de vários convênios e parcerias com os governos do estado e federal, dentre eles a tão sonhada adutora do Flamengo.
Quero ressaltar também que em 2009 o prefeito Seu Antonio-PT concedeu um reajuste de 15% para os servidores públicos municipais, uma ação nunca ocorrida na história de Jaguarari, superando o reajuste de algumas empresas importantes da nossa região.
Preocupado com a saúde, Seu Antonio reformou o hospital municipal, equipou o município com ambulâncias, dentre elas uma viatura do SAMU, construiu um PSF e uma quadra poliesportiva em Juacema; em Jacunã implantou um Centro Digital de Cidadania – CDC – e está construindo uma praça; fez calçamento em Santa Rosa; em Gameleira calçou ruas e inaugurou um consultório médico odontológico; no povoado de Catuni reformou a escola, fez uma barragem e está construindo uma quadra poliesportiva; na sede do município construiu uma quadra poliesportiva coberta, calçou as ruas da Lagoa, a rua da Barragem e a rua Goiânia – uma antiga reivindicação dos moradores. Revitalizou e inaugurou a feira livre de Jaguarari; revitalizou o açougue municipal; colocou nova iluminação pública na sede e distritos; trouxe duas viaturas para as polícias civil e militar; firmou convênios com clínicas e dotou o município com profissionais da saúde de diversas especialidades; recentemente o prefeito Seu Antonio comprou um sistema de rádio para melhorar a segurança pública e adquiriu mais três ônibus escolares, novos veículos e uma motoniveladora (patrol) para melhorar as condições das nossas estradas.
Quero enfatizar que encaminhei, ao executivo, questões de várias comunidades, entretanto, gostaria de me ater a comunidade de Pilar e região.
Em abril de 2010, para atender um pedido meu, o prefeito Seu Antonio e a Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Gorete, implantaram em Pilar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS para assistir as famílias que necessitam do serviço social (psicóloga, assistente social e atendimento do Bolsa Família); em 2009 foi feita a parceria da Prefeitura de Jaguarari com os estudantes universitários de Pilar (AEP), através do vereador Xavier; ainda em 2009 foi realizada a limpeza das “bocas de lobo”; solicitei o patrolamento da estrada Pilar/Arapuá; apoiei os moradores da comunidade de Volta do Pilar no Luz Para Todos juntamente com o prefeito Seu Antonio e a Chica do PT; apoiei os moradores de Ipueira dos Barros na abertura das valetas para tubulação de água; apoiei os mototaxistas de Pilar; apoiei os moradores de Corrência, Sussuarana, Quixaba, Ipoeira dos Barros, Queimada dos Currais na resolução da hidrometração da água fornecida pela Embasa; solicitei diretamente ao prefeito Seu Antonio a recuperação e manutenção da energia elétrica do prédio Esmeralda, no distrito Pilar; apoiei o esporte de Pilar; apoiei as festas populares da nossa região; apoiei a juventude de Pilar na realização da 1ª Conferência Municipal de Juventude realizada em outubro de 2010.
O prefeito Seu Antonio reformou as escolas de Pilar, disponibilizou um ônibus escolar para o transporte de estudantes do Centro Tecnológico em Jaguarari, contratou uma empresa de segurança para o distrito Pilar fazendo com que os moradores deixassem de pagar 10 ou 12 reais mensais, concertou a ambulância que estava quebrada, destinou uma viatura para a Polícia Militar, disponibilizou algumas especialidades médicas (pediatra, neuropsiquiatra, clínico, dentista) para o PSF de Pilar, atendendo inclusive trabalhadores da Mineração Caraiba que dispõem de plano particular de saúde, implantou o Centro Digital de Cidadania em Pilar, em parceria com a Mineração Caraiba apóia o curso técnico do Jovem Aprendiz.
Estas são algumas das iniciativas do meu mandato, e do prefeito Seu Antonio, mas sei que ainda não são suficientes diante da necessidade da nossa comunidade.
Além desses investimentos e outros realizados no distrito Pilar, reafirmo o meu compromisso de continuar a luta junto ao prefeito Seu Antonio para a cobertura da feira-livre, a construção do cemitério, a recuperação total do asfalto, a construção da Unidade da Saúde da Famíla, a construção da praça de eventos e da quadra poliesportiva.
Quero reafirmar o meu compromisso com o povo de Pilar e de todo o município de Jaguarari, porque sei que direta ou indiretamente, com ética e responsabilidade política, estou contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e quero ainda parabenizar os profissionais da educação, o prefeito municipal, o sindicato da categoria e os vereadores pela aprovação e sanção da lei que cria o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos profissionais da educação do nosso município que estabelece direitos para aqueles que devem ser sempre valorizados, os professores.
Sem nenhum ressentimento ou qualquer revanchismo, agora compare o que realizamos nesses dois anos e o que foi feito pelos adversários na gestão passada! Reflita.

Distrito Pilar, Jaguarari, Bahia, 05 de fevereiro de 2011.

Um abraço,

Antonio Carlos Xavier
Vereador do município de Jaguarari
Partido dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário