terça-feira, 19 de abril de 2011

Seria muito simples, nesse 8 de março, homenagear as mulheres com uma simples mensagem lhes desejando uma série de coisas boas e positivas, sem ressaltar a importância delas para a nossa história.

Não mencionar a mulher na construção da história brasileira é negar a própria história dos brasileiros.
Não gostaria de citar nomes, mas valorizar cada uma delas: as famosas e as que permaneceram no anonimato histórico.
Como era considerada a mulher na sociedade do passado e do presente? O que realmente mudou?
Como estamos encarando o preconceito contra a mulher?
A mulher que antes se limitava ou a limitavam no contexto social, hoje essa mesma mulher, encorajada pelos desafios da vida, disputa o mercado de trabalho, se engaja na política, desenvolve tecnologias e na maioria das vezes encara a dupla jornada em casa cuidando dos filhos e do marido.
A mulher que até o início do século passado não votava e nem podia ser votada, hoje está no cargo mais importante do Brasil, Presidente da República.
Tudo que hoje conquistamos foi fruto de uma luta de homens e mulheres que não se acovardaram diante da opressão e repressão das ditaduras arriscando suas vidas para termos atualmente um país com princípios democráticos assegurados por direitos constitucionais.
Mais importante do que os direitos constitucionais é a nossa prática, é o exercício da cidadania.
A nossa legislação avançou muito com a Lei Maria da Penha, assim como, na legislação trabalhista, no entanto, ainda é visível o preconceito contra a mulher.
Quando em 1984 optamos pela redemocratização do nosso país, não foi tão somente para tirar os militares do poder, mas para estabelecer uma relação social, econômica e principalmente política, onde as pessoas pudessem ir e vir e terem seus direitos garantidos na prática.
A luta de várias mulheres estudantes, operárias caladas durante a ditadura militar não pode ser jamais esquecida, pois foram, também, elas que acreditaram em um país livre e que seus filhos e netos pudessem nascer e viver livremente.

Antonio Carlos Xavier
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário