sexta-feira, 6 de maio de 2011

Relatório de Juventude e Trabalho é apresentado no 2° Encontro de Gestores e Conselheiros

O lançamento do Relatório “Juventude e Trabalho: a inserção produtiva dos jovens no mercado de trabalho da Bahia nos anos 2000” aconteceu na manhã dessa quinta-feira (05), durante o II Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, no Espaço Dom Bosco, Paralela.
O Relatório é um documento de análise estrutural, desenvolvido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, através de convênio entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (DIEESE) que tem como objetivo analisar a inserção produtiva dos jovens baianos no mercado de trabalho.
Participaram do lançamento o coordenado do Observatório do Trabalho da SETRE, Frederico Fernandes, o chefe de gabinete da SETRE, Elias Dourado, a coordenadora de Programas e Projetos Especiais da SETRE, Rosane Porto, a coordenadora do Forúm Baiano de Aprendizagem Profissional (FOBAP), Marli Pereira e Angêla Shwmgber, superintendente dos Observatórios dos Trabalhos do DIEESE.
Elias Dourado destacou a necessidade de se criar mecanismos que assegure aos jovens  dignidade no mercado de trabalho. De acordo com ele, o número de jovens que nem estudam e nem trabalham ainda é bastante significativo na Bahia.
Dados apontados no Relatório indicam que mais de 39% dos jovens baianos trabalham sem carteira assinada. Segundo Angêla Shwmgber, as ações voltadas para os jovens devem ser pensadas a longo e curto prazo.  “Os jovens entram no mercado de trabalho precocemente e em condições precárias”, afirma.
Realizado pela Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), nos dias 04 e 05, o II Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas reuniu mais de 200 pessoas, representando 94 municípios de todo o Estado. O encontro teve como objetivo ampliar as discussões sobre os programas de governo para a juventude e debater metas para a realização da Etapa Estadual da II Conferência Nacional de Juventude que acontece esse ano.

Antonia Borges - www.juventude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário