quarta-feira, 24 de junho de 2009

São Pedro: uma tradição da cultura de Pilar

As comemorações dos festejos juninos do município de Jaguarari são finalizadas com o São Pedro de Pilar, uma festa que virou tradição popular.

O Distrito Pilar ou a Vila Pilar que tem sua origem com a implantação do Projeto Caraiba, construído com recursos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, para abrigar os operários da empresa mineradora de cobre, riqueza do povo de Jaguarari, atualmente com uma população próxima de 11 mil habitantes (dados estimáveis), busca integrar os seus moradores (boa parte originários de outras culturas) com a cultural regional, principalmente as comunidades circunvizinhas que são impactadas pela presença da mineradora.

A cultura é que garante a identidade de um povo, e Pilar, ao longo de sua breve história, de certa maneira, vem construindo a sua, mesmo tendo que se adaptar a sua própria realidade multicultural.

A cidade de Jaguarari conhecida pelas suas tradições culturais baseadas na cultura indígena e do povo afro-descendente, se define como um povo altamente religioso. Os eventos culturais e religiosos são registrados com festas, a exemplo da corrida de argolinha, da cavalgada, das rodas de São Gonçalo, das festas de padroeiros das comunidades, da festa de São João.

Não se trata de competir com a cidade de Jaguarari, mas Pilar necessita continuar construindo a sua identidade cultural a partir de sua própria realidade. Todos sabem que Pilar tem um índice elevado quando se trata de instrução escolar, mas isso não garante o seu desenvolvimento sem que esse potencial esteja a serviço da construção dessa identidade cultural. De que vale todo esse acúmulo de instrução concentrado em uma parcela da sociedade quando não se tem uma referência cultural?

Partindo dessa indagação, a comunidade de Pilar tem resistido aos impactos das influências externas, como foi a última crise do capital financeiro que culminou em demissões de trabalhadores da mineradora, e isso é uma prova de que Pilar está preparada para se fortalecer cada vez mais.

Em função disso, a festa de São Pedro em Pilar representa esse momento de consolidar a cultura de um povo, que além de integrar as relações sociais, movimenta a economia local, atraindo visitantes ou turistas de várias cidades. Visitem Pilar e curtam o melhor São Pedro da Região.

Por: Antonio Carlos Xavier, estudante do curso de licenciatura em Geografia-FFPP/UPE e Vereador/PT – Jaguarari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário