quinta-feira, 18 de junho de 2009

TST-Brasília confirma decisão sobre Direção do SINDIMINA




Após cinco anos de muita resistência e luta na Justiça do Trabalho, finalmente a 8ª. Turma do Tribunal Superior do Trabalho (Brasília), por unanimidade, decidiu negar provimento ao agravo de instrumento do processo 000765.2005.311.05. Um resumo do que aconteceu para um entendimento melhor do significa essa decisão:
Em 2004 os senhores Luiz Carlos Batista e outros (serrinha) ilegalmente realizaram falsas eleições do SINDIMINA, na tentativa de dá um golpe nos trabalhadores. Tal atitude culminou em vários prejuízos para os trabalhadores mineiros (MCSA, MFB, DNPM, Terceirizados, Magnesita, etc.) e nas demissões de dirigentes sindicais (Xavier, Paulo Pereira, Zé Paulo, Carlito, Messias, Pedro Maia, Samilucia e Dulce Fontes).
O verdadeiro SINDIMINA ingressou com várias ações na justiça anulando as falsas eleições acima referidas, inclusive o processo 765/2005 que em primeiro grau a Justiça do Trabalho decidiu em anular tais eleições. A partir daí foi uma enchorrada de recursos ao TRT-Salvador até chegar ao TST-Brasília, onde foi confirmada a sentença de primeira instância.
Essa decisão representa muito para os trabalhadores mineiros, principalmente para os companheiros da Mineração Caraiba S/A, que ao longo desses anos, foram prejudicados com a assinatura de acordos ilegais feitos por uma comissão de empregados, sem poderes para representar os trabalhadores, o que tornam nulos todos os acordos por essa comissão assinados.
A Direção do SINDIMINA está aguardando a publicação do acórdão para tomar os encaminhamentos necessários.
A luta continua.

Um comentário:

  1. Vamos a luta companheiros e teremos muitos desafios pela frente,
    Eu acredito na força dos trabalhadores do setor mineral.
    E com certeza o sindimina voltara muito mais fortalecido.
    Com a união dos companheiros obteremos muitas conquistas
    Porque trabalhador unidos jamais será vencido.

    Ass. josias da silva.

    ResponderExcluir