terça-feira, 30 de junho de 2009

30/06/2009 - Mutirão de cirurgias na Bahia atende mais de 1.600 pacientes do SUS

Mais 1.648 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vão realizar cirurgias de emergência, média e alta complexidade nos próximos 180 dias. Os procedimentos já estão em andamento pelo segundo mutirão de cirurgias, anunciado pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, nesta terça-feira (30), no auditório do Centro Pediátrico do Hospital Jorge Valente.
Para a realização das cirurgias, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fez um contrato de R$ 8 milhões envolvendo parcerias com os hospitais Espanhol, Martagão Gesteira, Agenor Paiva, Jorge Valente e da Cidade, que vão atuar nas áreas de cirurgia bariátrica, cardíaca, traumato-ortopedia e neurocirurgia.
Solla disse que a segunda etapa do mutirão foi motivada pelo sucesso da iniciativa. Segundo ele, em 2008 foram realizadas 375 cirurgias bariátricas em todo o Nordeste e, na primeira etapa do mutirão, que começou em outubro do ano passado e durou cerca de quatro meses, das mais de mil cirurgias realizadas na Bahia, 310 procedimentos foram bariátricas.
Credibilidade
O secretário lembrou que algumas das instituições privadas que participam do mutirão nunca haviam feito parcerias com o SUS. “Isso demonstra que o Governo do Estado está adquirindo a confiança das empresas e que a nossa gestão está ampliando a capacidade de atrair novos parceiros, indentificando as prioridades e realizando uma política pública eficiente”, afirmou.
É o que explica o diretor executivo do Hospital da Cidade e diretor financeiro do Jorge Valente, Jorge Oliveira. “A gente sente que há uma adimplência das obrigações por parte do Estado, que vem cumprindo seus compromissos”, observou. Oliveira disse que, além dos pacientes, a parceria beneficia também os hospitais e os médicos. “Os médicos aceitaram fazer as cirurgias por preços abaixo da tabela utilizada nos convênios e nos procedimentos particulares”, informou.
O ortopedista Francisco Bragança, do Agenor Paiva, disse que a parceria foi possível devido ao grande volume de procedimentos. “Foi um projeto elaborado pela Sesab que gera uma rotatividade de procedimentos que resolve os problemas de natureza ortopédica, que são muitos”, afirmou.
Bragança disse também que toda a península itapagipana vai ser beneficiada pela parceria. “É uma região muito carente e quem for atendido em um posto de saúde poderá ser encaminhado para o Hospital Agenor Paiva, para preencher a vaga”.
Fonte: Partido do Trabalhadores/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário