terça-feira, 21 de junho de 2011

IGREJA: Juventude é tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita na última quarta-feira (15), pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB. Para o deputado estadual Yulo Oiticica (PT/BA), presidente da Frente Parlamentar por Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia, a igreja toma a dianteira das discussões em curso no país.

“Antecipar o debate significa, antes de tudo, o cumprimento do papel que cabe as instituições. A igreja faz isso com uma eficiência que deve ser seguida por todos. Colocar a juventude na agenda revela a percepção da CNBB com uma parcela da população em plena evidência no Brasil contemporâneo”, destaca Yulo. O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

Como todos os anos, o parlamentar petista vai apresentar requerimento para o legislativo baiano para a realização de uma Sessão Especial sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”. A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Campanha de 2012 - O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou, também na última quarta-feira, 15, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, que vai discutir o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra". O texto foi estudado, ontem, 14, pelos bispos do Consep, juntamente com os secretários e assessores executivos da CNBB, que apresentaram sugestões ao texto. O estudo foi precedido de uma palestra feito pelo diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libâneo de Moraes Neto, que apresentou dados da saúde pública no Brasil. O coordenador da Pastoral da Saúde, André Luiz de Oliveira, também apresentou aos bispos dados sobre a saúde no país.

Fonte: Ascom CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário